Equilibrar Lucro e Propósito: A Jornada Impactante da Etu Energias em Angola

Numa entrevista exclusiva à Revista African Leadership, o Sr. Edson R. Dos Santos, Presidente e CEO da Etu Energias Angola, delineou a jornada notável da sua empresa sob a sua liderança. A Etu Energias Angola, a maior empresa privada de energia de Angola, experimentou um crescimento significativo, especialmente desde que o Sr. Dos Santos assumiu o cargo em junho de 2020. A transformação envolveu um foco renovado na segurança, redução de custos e eficiência, resultando em resultados impressionantes, como um histórico de dois anos sem acidentes, uma redução substancial nos custos operacionais de $20 para $14 por barril, e uma notável reviravolta de uma perda de $4 milhões em 2020 para um lucro líquido de $182 milhões em 2022. O Sr. Dos Santos enfatizou que o sucesso foi impulsionado pelas pessoas da empresa, consideradas o seu maior ativo.

Além disso, o Sr. Dos Santos destacou o compromisso da Etu Energias Angola com os padrões ambientais, sociais e de governança (ESG), a transição de uma empresa petrolífera para uma empresa de energia integrada, e o envolvimento ativo em comunidades locais através de iniciativas de responsabilidade social. O empenho da Etu Energias Angola na construção de escolas, clínicas e centros sociais, juntamente com o seu investimento em energia solar e cumprimento de padrões internacionais, permitiu-lhes garantir financiamento internacional para aquisições no valor de mais de $1 bilião de dólares. A visão estratégica da empresa é tornar-se uma empresa de energia integrada de destaque, orgulhosamente africana mas a operar segundo padrões internacionais, com um foco no crescimento de energia renovável no mercado africano e no investimento contínuo na sua força de trabalho. O Sr. Dos Santos aconselhou líderes aspirantes a serem corajosos e resilientes, enfatizando que a perseverança conduz ao sucesso. Expressou gratidão por receber o "Special African Business Leadership Commendation Award", mas creditou o mérito a toda a família da Etu Energias.

Sr. Dos Santos, pode fornecer uma visão geral da jornada da ETU Energias Angola sob a sua liderança, destacando os marcos significativos alcançados?

A Etu Energias é a maior empresa privada de energia 100% angolana. Com cerca de 300 funcionários, operamos em três (3) blocos de produção de petróleo e um (1) em exploração; também somos parceiros em cinco (5) outros blocos petrolíferos, todos em Angola. Este ano, celebramos orgulhosamente o nosso 23º aniversário. Como uma pequena empresa de consultoria nos anos 2000, conseguimos não só sobreviver, mas também crescer. Juntei-me à Somoil em junho de 2020 e, desde então, o nosso foco tem sido reverter a situação da empresa. Estabelecemos a segurança e a proteção do meio ambiente como nossas principais prioridades; depois lançamos um programa de redução de custos e eficiência chamado EMAGRECE (perder peso).

Negociamos novamente 90% de todos os contratos e criamos formas mais eficientes de fazer o mesmo trabalho com enorme sucesso, sendo a chave que todos participaram com ideias e implementação. O terceiro ponto foi aumentar a produção, mas com foco em "barris rentáveis". Baixo investimento e retornos rápidos com retorno do investimento em menos de 6 meses. Os resultados têm sido tremendos: (i) passamos agora mais de 2 anos sem um acidente grave; (ii) alcançamos o menor opex por barril, passando de $20/BBL para $14/BBL; (iii) triplicamos a nossa produção de petróleo; e como resultado, passamos de uma perda de -$4MUSD em 2020 para um lucro líquido de +$182 milhões em 2022. No centro de tudo estão as nossas pessoas, que são, sem dúvida, o nosso maior ativo.

Pode partilhar um exemplo de um projeto ou iniciativa específica que considera um game-changer para a Etu Energias Angola e descrever como impactou positivamente a empresa e o setor de energia em Angola?

Pergunta difícil, mas teria que dizer que o nosso foco é em como alcançamos bons resultados: ESG (ambiente, social e governança) e cumprimento. Estamos a construir uma empresa de energia utilizando as melhores práticas adaptadas para Angola. A forma como alcançamos bons resultados é tão importante como os próprios resultados.

A Etu Energias está a fazer esforços significativos para melhorar o ambiente através da redução de flares; por exemplo, convertemos todos os nossos geradores a diesel para gás natural e começamos a instalar painéis solares nas nossas próprias operações. A nossa mudança de marca de Somoil para ETU Energias, que significa "tu e eu" em Bantu, tem tudo a ver com a nossa mudança de visão de uma empresa petrolífera para uma empresa de energia. Temos muito orgulho em sermos africanos e levamos a responsabilidade social muito a sério, focando na saúde, educação e integração social. A ETU adota uma abordagem única, indo a uma aldeia e construindo uma escola, clínica ou pequeno hospital, bem como um centro social ou igreja. Certificamo-nos de instalar painéis solares para fornecer eletricidade a essas instalações.

A ETU Energias é conteúdo local, somos produto da angolanização e 98% da nossa força de trabalho é angolana. Dar de volta faz parte da nossa missão como empresa, por isso levamos a responsabilidade social muito a sério.

Construir paredes não é suficiente para nós; envolvemo-nos em grandes manutenções e formações, especialmente de professores. A Etu criou uma área de Conformidade e Processos dedicada a garantir que cumprimos os padrões internacionais. Desde então, começamos a fazer mais trabalhos com empresas internacionais como BCG, Schlumberger e White & Case, e conseguimos não só garantir o certificado de conformidade da Trace International, mas também melhorar os nossos processos internos. Esta mudança permitiu à Etu Energias garantir financiamento internacional para a aquisição de vários ativos de grandes empresas de energia como Total Energies, GAL.P, Sonangol e PITEP, no valor de mais de 1 bilião de dólares.

Como posicionou estrategicamente a ETU Energias Angola para enfrentar a evolução do cenário energético em Angola e na região alargada? Pode partilhar algum feito notável a esse respeito?

Angola é abençoada com recursos naturais, desde hidrocarbonetos até à luz solar e rios, e acredito que tem todos os ingredientes para se tornar um centro energético em África. Tomamos a difícil decisão de mudar a nossa visão de uma empresa petrolífera (Somoil) para uma empresa de energia integrada (Etu Energias). Queremos cobrir todo o espectro. Hoje, estamos a tornar-nos um operador muito forte em ativos maduros, especialmente em terra e águas rasas, enquanto expandimos para além da E&P via downstream, lubrificantes e agora energia solar. Agora existem postos de gasolina Etu, lubrificantes Etu e mais por vir. Estamos a criar uma empresa de energia ágil, eficiente e ambiciosa, com um ADN africano (flexibilidade), mas operando com padrões internacionais, onde as pessoas estão no cerne de tudo!

Falando de petróleo e gás, falando de energia em Angola, no passado havia apenas um jogador local. Agora há uma nova empresa de energia em Angola, a ETU Energias, a produzir energia para o crescimento do país. Estamos a avaliar ativamente oportunidades de expansão para outros países africanos, como Namíbia, Congo, EG, etc. Queremos ser excelentes como empresa de energia integrada em Angola primeiro, e depois expandir para África é apenas um passo natural na diversificação do nosso portfólio.

Durante o seu tempo como CEO, a Etu Energias Angola provavelmente enfrentou vários desafios. Pode discutir um desafio particular que enfrentou e as soluções inovadoras que a sua equipa implement

Leia a materia em inglês no site da African Leadership Magazine: OCTOBER EDITION OF THE AFRICAN LEADERSHIP MAGAZINE by African Leadership Magazine - Issuu

Boletim

Quer receber
informação exclusiva
da etu energias?

Deixe-nos o seu email
e mantenha-se informado!

Registo efectuado com sucesso!