O evento, realizado em Luanda, marcou também a celebração dos 25 anos de actividade da empresa, que anunciou um lucro líquido de 215,2 milhões de dólares em 2024 — um crescimento de 53% face ao ano anterior — e uma receita operacional de 674,5 milhões de dólares, o que representa um aumento de 59%, mesmo perante a volatilidade dos preços internacionais do petróleo.
Segundo o presidente do Conselho de Administração, Edson R. dos Santos, este crescimento será impulsionado por uma produção cada vez mais robusta e por uma gestão criteriosa e estratégica dos activos e projectos da empresa.
“A nossa meta é muito sustentada pela produção. Então, vários projectos irão contribuir para alcançarmos este lucro. Há pressupostos que nós não controlamos e o maior deles é o preço do petróleo, o que tentamos fazer é ter bastante rigor e selectividade na avaliação dos activos e projectos onde investimos”, afirmou.
Durante a apresentação dos resultados de 2024, Edson dos Santos informou que a Etu Energias encerrou o ano com uma produção de 22 mil barris de petróleo por dia, comparativamente aos cerca de 4 mil barris diários registados em 2020. A ambição é chegar aos 80 mil barris diários até 2029.
Reafirmando o seu papel estratégico no desenvolvimento do país, a Etu Energias compromete-se a continuar a crescer com responsabilidade, inovação e excelência, mantendo-se como símbolo de uma Angola energética, moderna e competitiva.