A assinatura aconteceu no âmbito da Africa Energy Week (AEW) 2025, na Cidade do Cabo, e reflecte o contínuo crescimento da Etu Energias, a sua solidez financeira e a capacidade de garantir financiamento competitivo para suportar investimentos estratégicos no sector energético angolano.

Localizado a cerca de 150 quilómetros da costa, o Projecto Begónia integra infraestruturas dos Blocos 17 e 17/06, sendo o primeiro desenvolvimento interblocos de Angola. O projecto prevê uma produção total de 30 mil barris/dia, reforçando a eficiência operacional e a optimização de recursos, ao mesmo tempo que estabelece um novo marco de colaboração e inovação em águas profundas.

“Este projecto estabelece uma referência para futuros desenvolvimentos interblocos em Angola. Ilustra o poder das parcerias estratégicas, do financiamento inovador e da infraestrutura partilhada na criação de valor e no avanço dos objectivos energéticos nacionais. Este acordo reflecte a nossa força crescente enquanto empresa independente e o nosso compromisso inabalável com o futuro energético de Angola”, afirmou Edson R. dos Santos, Presidente do Conselho de Administração da Etu Energias.

Com o primeiro óleo já alcançado, a Etu Energias reafirma o seu total empenho em apoiar as operações em curso e explorar o potencial de gás natural do Bloco 17/06, considerado estratégico para a diversificação da matriz energética e para a sustentabilidade a longo prazo do país.

O consórcio do Bloco 17/06 é liderado pela TotalEnergies (30%, operadora), em parceria com a Sonangol E&P (30%), SSI (27,5%), Etu Energias (7,5%) e Falcon Oil (5%).

“Ao apoiar projectos inovadores e colaborativos, não só reforçamos a segurança energética nacional, como também ajudamos a promover novos modelos de parceria que podem ser replicados em toda a região”, acrescentou Edson dos Santos.

Boletim

Quer receber
informação exclusiva
da etu energias?

Deixe-nos o seu email
e mantenha-se informado!

Registo efectuado com sucesso!