Este desempenho surge como consequência da revisão estratégica que começou a ser implementada em 2020 e que exigiu um enorme esforço e pragmatismo com vista à adopção de medidas difíceis num contexto altamente desafiante. 

 O PCA da SOMOIL, Edson R. dos Santos, destacou o crescimento significativo da produção média diária, que passou de 4,3 mil barris de petróleo/dia, em 2021, para 12 mil barris de petróleo/dia, com destaque para a contribuição do Bloco 14/14K (6,9).

Edson R. dos Santos referiu que a produção petrolífera em Angola tem estado em declínio, mas para a Somoil a situação nos últimos dois anos "tem sido reversa".

Outro bom indicador para a empresa, prosseguiu o PCA da petrolífera, tem sido a redução dos custos de produção, "o que mostra que a Somoil como operador tem-se tornado cada vez mais eficiente", com custos atuais de 14,5 dólares (13,2 euros) contra os anteriores 32,4 dólares (29,5 euros), em 2019.

Com um aumento de ano para ano das receitas, associado ao aumento da produção e de preço, a empresa fechou 2022 com 448,3 milhões de dólares (cerca de 409 milhões de euros) e um resultado líquido de 182,1 milhões de dólares.

"Claramente o melhor ano da história da Somoil, 2021 já tinha sido o melhor ano da história da Somoil, 2022 é ainda melhor, um ano histórico para nós, marca um crescimento significativo, claramente mais seguros, mais amigos do ambiente e mais lucrativos", frisou.

Nos últimos dois anos, a Somoil tem aumentado os seus activos, destacando-se a aquisição de 20% de participação à Total do Bloco 14/14K, o primeiro em águas profundas em perfuração em Angola, operado pela Chevron, com uma produção de cerca de 60 mil barris/dia.

De acordo com o PCA da Somoil, a empresa aposta também dentro da indústria petrolífera no `downstream`, com a Somoil Distribuição, prevendo a construção de pelo menos 25 postos de abastecimento, dos quais dois prontos a entrar em funcionamento este ano, uma aposta nos lubrificantes e energias renováveis, com projectos em carteira para o fornecimento de energia solar.

O evento “Café com os Medias” foi uma óptima oportunidade para discutir os nossos objectivos e partilhar as nossas metas para o futuro.

 

Boletim

Quer receber
informação exclusiva
da etu energias?

Deixe-nos o seu email
e mantenha-se informado!

Registo efectuado com sucesso!